top of page

O que fazer

Precauções 

O primeiro é avaliar os riscos à integridade física de um trabalho jornalístico. Avalie as condições de segurança (local, personalidade e histórico de agressão da fonte, relações com o crime organizado), avise colegas e familiares onde está indo.

1

Ação

Se avaliar que há possibilidade de riscos, procure entrevistas em locais movimentados, onde haja testemunhas. Procure estar acompanhado de outro colega, de preferência com equipamentos para captação de imagem.

2

Ameaças

Se uma ameaça for configurada, não menospreze o potencial agressor. Informe os responsáveis pelo veículo em que você trabalha e preencha o formulário do comitê, denunciando o ocorrido. Em caso de urgência, ligue para (41) 3224-9296.

3

Caso a caso 

Cada caso deve ser avaliado individualmente. O ideal é comunicar o Comitê que já conta com relações com instituições preparadas para este tipo de atendimento. 

4

5

Publicidade?

Nem todo caso de ser publicizado, apesar de ser uma tática importante para resguardar a integridade do jornalista. Consulte os manuais no link Documentos para saber mais.

6

Proteção 

Há várias instituições que atuam no sentido de garantir a proteção de cidadãos. O mais importante é compreender os graus de risco, pois é o que determinará a medida a ser tomada.

bottom of page